Vencendo e Avançando com Jesus

PRINCÍPIO DA OFERTA ABUNDANTE

29/01/2012 00:54

Os Principios da Oferta Abundante

Pv 3.9,10 -  Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos;  E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.

Os israelitas traziam ao Senhor Deus a primeira porção das suas colheitas, como reconhecimento de que Ele era o dono da terra.

Lv 23.10 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra, que vos hei de dar, e fizerdes a sua colheita, então trareis um molho das primícias da vossa sega ao sacerdote;

Nós também devemos dar a Deus as primícas de nossa renda a fim de honrá-lo como Senhor de nossa vida e nossas posses. Deste modo Deus abrirá o caminho para derramar sobre nós as suas bençãos

Ml 3.10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.

Precisamos entender que no dizimo esta intrinseca a ideia de que Deus é o dono de tudo (Ag 2.8 Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o SENHOR dos Exércitos.). Sendo assim, ninguem possui nada que não haja recebido originalmente do Senhor (Jo 3.7 - João respondeu, e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu.). Nas leis sobre o dízimo, Deus estava simplesmente ordenado que os seus lhe devolvessem parte daquilo qie Ele já lhes tinha dado.

 

As ofertas

Além dos dízimos, todo israelita eram instruidos a trazer numerosas ofertas ao Senhor, principalente na forma de sacríficio, como:

  1. ofertas de rituais:

 o Holocastro  - Levitico 1;  

A oferta de manjares = Levitico 2;  

A oferta pacifica – Levitico 3;

A oferta pelo pecado – Levitico 4;

A oferta pela culpa – Levitico 5

  1.  As oferta voluntarias, que eram repetidas em tempos determinados, (Lv 22.18 Fala a Arão, e a seus filhos, e a todos os filhos de Israel, e dize-lhes: Qualquer que, da casa de Israel, ou dos estrangeiros em Israel, oferecer a sua oferta, quer dos seus votos, quer das suas ofertas voluntárias, que oferecem ao SENHOR em holocausto,)
  2. As ofertas voluntarias ocasionais:

- Quando os israelitas empenham-se na construção do tebernaculo no Monte Sinai, pois vemos que uma hora que Moises teve pedir ao povo para parar de ofertar (Ex 35; 36)

-  Nos tempos de Joáz, o Sacerdote Jaiada fez um cofre para o pova lançar as ofertas para conserto do Tempo (2 Rs 12.9, 10).

- Nos tempos de Ezequias, em que o povo contribuiu para reconstrução do Templo (2 Cr 3.5-19).

 

A Retenção da Oferta

Porem, podemos observar que o povo reteve egoisticamente as ofertas, durante a reconstrução do segunto Templo. Por causa disto, o profeta Argeu alertou,

Ag 1.3-6 - Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta? Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado.

O que significa que quando retemos as ofertas e os dizimos, ao inves de entregarmos na casa de Deus estaremos tambem retendo as bencaos do Senhor sobre nossas vidas, e a pergunta é será que estou disposta a ser abençoado por Deus?

 

Principios importante que dever ser observados quando ofertamos:

  1. Devemos lembrar que tudo pertence a Deus, ou seja somos apenas mordomos de Deus.  Jo 3.7 - João respondeu, e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu.
  2. Devemos decidir em nossos corações servir a Deus e não ao Dinheiro. Mt 6.24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
  3. Nossas contribuições devem ser para promoção do Reino de Deus, especialmente para obra da igreja local e pregaçõa do evangelho no mundo Fp 4 18 Mas bastante tenho recebido, e tenho abundância. Cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus.
  4. Nossas contribuições devem ser proporcionais a nossa renda, pois em Malaquias Deus diz que quem nao dá o dizzimo e ladrão. (Ml 3.8-10). Porem entendmos que as contribuições devem de acordo com nossas posses. 2 Co 16.2 No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar.
  5. Para Deus o Valor sacrifical e muito maior do que o valor monetario. Lc 21 1-3 E, olhando ele, viu os ricos lançarem as suas ofertas na arca do tesouro; E viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas; E disse: Em verdade vos digo que lançou mais do que todos, esta pobre viúva;
  6. Nossas contribuições devem ser apresentadas com alegria - 2 Co 9.7 - Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
  7. Deus promete recompensar-nos de conformidade com que lhe temos devolvido. 2 Co 9.6 - E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. Pv 11.24,25 - Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda. A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido.

 

Conclusão

Se voce quer ter uma vida abundante diante de Deus e dos homens, é preciso tomar uma decisao agora de mudar sua forma de honrar a Deus, como isso pode acontecer, e necessario que voce a apartir de hoje comece a apresentar seus dizimos como nunca fez, entenda uma uma coisa o dizimo é diferente da oferta,

Quando dizimamos estamos plantando a semente da fidelidade, e saiba que Deus faz uma aliança com os fieis, pois Ele é cumplice dos que sao santos e a unica forma de ser abençoado é devolvendo os dizimos ao Senhor.

Quando apresentamos a oferta para Deus, separamos a nossa generorisade. Todo ofertante, sela a sua prosperidade, ou seja, quando voce entrega a oferta, esta plantando a sua prosperidade.

 

Saiba que estamos “VENCENDO E AVANÇANDO” com JESUS.

Pr. MSc Amauri Eugenio Ramos e Pra. Cleide Ramos

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.